Subscribe to PLMJ’s newsletters to receive the most up-to-date legal insights and our invitations to exclusive events.
We are looking for people who aim to go further and face the future with confidence.
Subscribe to PLMJ’s newsletters to receive the most up-to-date legal insights and our invitations to exclusive events.
We are looking for people who aim to go further and face the future with confidence.
Em novembro de 2022, a PLMJ associou-se à plataforma Ephemeral Ethernal e à Galeria Underdogs para a dinamização de uma PLMJ Sessions que mergulhou no mercado da arte digital e dos muito debatidos e controversos NFTs.
No dia 23 de novembro, o auditório da PLMJ foi o ponto de partida para uma viagem entre o mundo físico e digital, através de uma conferência dividida em duas partes relevantes e complementares. A primeira, com Serena Cabrita Neto, sócia coordenadora da área de Fiscal da PLMJ, Hugo Monteiro de Queirós, sócio e coordenador da área de Propriedade Intelectual e Eduardo Quinteiro, diretor da Ephemeral Ethernal, que enquadraram o panorama financeiro, legal e fiscal para as empresas que operam na indústria da arte digital e do comércio de NFTs. Pedro da Costa, da Unit London, moderou este primeiro painel.
A segunda parte, e partindo da perspetiva do criador, contou com os artistas Rita João, do Estúdio Pedrita, e Julien Raffin, ambos pioneiros no mundo dos NFTs, que apresentaram o conceito de phygital – a interseção entre a arte física e digital – e falaram sobre o seu impacto no mercado mais alargado da arte. Ao painel juntou-se Romain Trevisan, CEO da Cultural Affairs, e a moderação foi de Pauline Foessel, curadora, fundadora da ARTPOOL e co-fundadora da Galeria Underdogs.
A sessão de encerramento contou com a presença de Carlos Moura-Carvalho, Diretor Municipal de Cultura na Câmara Municipal de Lisboa.
Aqui explorámos as novas possibilidades e desafios que a tecnologia associada aos NFTs e as suas implicações criativas trazem para o seu corpo de trabalho, e para o universo artístico de forma geral.